sexta-feira, 18 de maio de 2018

Um logo é uma assinatura única

Nas últimas semanas estou me dedicando a várias atividades, mas uma entre todos me cativa mais. Criar logos.

O ato de criar uma assinatura do nada ou a partir de algo já existente é fascinante. Colocar em um único lugar toda uma personalidade, história e significância não é fácil. Confesso, as vezes sai uma porcaria. Já em outras posso destacar com alegria o sucesso alcançado.

E não é questão de estética, mas de síntese do que o cliente pensou. Do que ele quer que signifique.

O Anunciador

O Anunciador é um blog meu. Ironicamente o cliente sou eu. E estou com um atraso grande. O tenho há 9 anos. Nele posto notícias, informações, formações sobre a Igreja Católica e também emito opiniões sobre assuntos pertinentes. E nestes anos todos eu sempre tentei, mas não fui a frente para criar um logo para o mesmo. Agora não. Religuei projetos parados e estou me organizando para fazer deles “carros chefes” de minha atividade. Viver de blog é a meta. Sei que é complicado. Não impossível.

O logo ao lado foi pensado para expressar a natureza do blog. O balão vem das HQ’s e representa a
fala, a comunicação entre personagens e o levo para o âmbito do diálogo com o leitor. O peixe é um símbolo cristão antigo. Um acrônimo.

adjetivo substantivo masculino
ling diz-se de ou palavra formada pela inicial ou por mais de uma letra de cada um dos segmentos sucessivos de uma locução, ou pela maioria dessas partes ( Sudam = Su perintendência do Desenvolvimento da Am azônia); acrossílabo. - Fonte Dicionário Aurélio.
Ele foi muito usado nos primórdios da igreja para identificar os cristãos. Um cristão desenhava uma meia lua para cima em lugar e outro fazia uma para baixo formando o peixe. Em grego a palavra peixe (Ichthys ou Ichthus) podia ser desmembrada na expressão "Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr", que significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador". Por isso era usado como um código para que eles se comunicassem.

A fonte usada na palavra O Anunciador está em itálico para remeter a movimento. Cristãos estão sempre caminhando. Sempre.

 

A cor usada não traz muita significância, embora o azul remeta ao céu foi penas uma questão estética. A ideia é usar o logo nas cores que melhor convir.


ValeSeg 


A ValeSeg é uma segurada. E vem de uma outra. A seguradora Porto Paraguaçu. O cliente no caso quis manter a árvore como símbolo. Não sei bem o porquê da árvore, mas trouxe novos argumentos para a marca.

O logo da ValeSeg faz a memória ao da Porto Paraguaçu (Uma árvore) e carrega com ela o vale nos riscos ao fundo (Nova praça de atuação que ele traz no nome). O círculo em torno da árvore mostra a confiabilidade que o cliente pode ter. Uma aliança. A cores verdes e marrom reforçam a força natural da parceria. A tipografia escolhida mostra a finesse com o que o cliente será tratado e também leva modernidade à peça. Por fim, ela se apoia sob um meia lua marrom que demostra sua capacidade de gerar novas forças, como semente.

Um comentário:

  1. Hello, everyone today I would like to share one useful source https://qualitycustomessays.com/best-outline-writing-service which I accidentally encountered on the Internet. I used it so many times and it's very useful. I hope it will be useful for you as well.

    ResponderExcluir